Captcha para WordPress

Captcha WordPress

Há alguns dias os comentários do nosso site foram invadidos por spam’s. Como todo o site e o blog foram desenvolvidos com WordPress, isso estava se tornando um problema, pois além do trabalho de apagar todas as mensagens maliciosas, corríamos o risco de apagar algum comentário interessante em meio ao mar de spam.

Buscamos algumas soluções na rede e logo apareceu o famoso CAPTCHA. Na ocasião, pesquisei o significado dessa palavrinha esquisita e descobri que CAPTCHA é um acrônimo da expressão “Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart“, que, traduzindo bem a grosso modo para a nossa língua tupiniquim, significa “teste para diferenciar um computador de um ser humano”, e assim evitar que robôs espalhem spam’s nos formulários de contato e de comentários dos milhares de sites espalhados pela web.

Entretanto, eu nunca fui fã desse sistema, que muitas vezes apresenta caracteres ilegíveis e causa um stress ao pobre usuário que quer apenas publicar um comentário em seu blog.

Mas como não encontrei uma solução diferente, foi pesquisar um plugin no wordpress e encontrei o CAPTCHA Best Web Soft, um sistema que não usa aquelas temíveis letrinhas rabiscadas, mas sim charadas muito simples, como “5+7=?”.

Dessa forma, seu usuário só precisará ter uma noção primária de tabuada para você ficar livre de spam’s em seu blog ou site. O único problema vai ser se o danado do usuário for ruim de matemática!

UPDATE 13/10/2012: Escrevi um artigo falando sobre o Disqus, um plugin para o WordPress que elimina os spans e aceita login através de redes sociais sem diminuir os comentários. Clique aqui e acesse o post sobre o Disqus.

Redline Websites | Copyleft 2015 © Alguns direitos reservados